Beneficiários brasileiros fazem, em média, o dobro de ressonâncias e tomografias comparados aos de países membros da OCDE, segundo dados da ANS
Segundo dados inéditos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os médicos brasileiros solicitam uma média anual de 149 tomografias computadorizadas e ressonâncias magnéticas por mil beneficiários. Tal número excede significativamente as médias dos países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE): 52 ressonâncias e 120 tomografias por 1.000 habitantes.
Além disso, o número de tomografias realizadas por pacientes de convênios médicos no Brasil aumentou em 18% em apenas dois anos. Já para as ressonâncias, o acréscimo foi de 22%. De acordo com especialistas, isso indica que muitas solicitações podem estar sendo feitas inadequadamente.
A alta incidência é preocupante, visto que a exposição frequente a radiações nos numerosos exames pode trazer riscos à saúde dos pacientes. Além disso, os recursos financeiros das operadoras de saúde são desperdiçados de forma desnecessária.
A solução ideal da MATHIC em relação ao uso abusivo dos fundos dos convênios é o Hunter FA, o nosso sistema inteligente de detecção de fraudes e abusos em planos de saúde. O Hunter FA analisa registros de uso dos planos para identificar casos suspeitos de fraude ou abuso, levando-os para uma revisão mais detalhada pela equipe de auditores. Com ele, o uso indevido dos planos de saúde é identificado mais facilmente, assim, reduzindo gastos desnecessários.
Fonte: https://exame.com/…/medico-pede-mais-exames-no-brasil…/